Calendario


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Relato do primeiro encontro do PACTO

No dia vinte do mês de agosto de dois mil e treze, aconteceu o nosso primeiro encontro do PACTO (alfabetização na idade certa).
Nesse encontro discutimos e compartilhamos métodos de alfabetização, refletimos sobre alguns princípios do trabalho docente. Também fizemos uma leitura em grupo e discutimos a questão do currículo no ciclo de alfabetização, nesse momento pude perceber que não estamos distante da proposta do programa (pacto) e muitas dessas ações já são feitas pelos professores, o que precisamos é uma sistematização em rede.
Na leitura o que precisamos ensinar no terceiro ano do ensino fundamental nos chama a atenção para a necessidade  da escola garantir situações favoráveis de aproximação entre a cultura escolar e acultura própria de outras esferas de interação social o que para ( Soares, 2003p35) é preciso  delimitar claramente  o que precisa ser ensinado, para que a ação pedagógica  seja consistente e aprendizagem seja garantida dentro do tempo escolar previsto.
No texto Avaliação para a inclusão: ficou claro que há três princípios fundamentais da nossa ação pedagógica.
v   O principio da inclusão, que é a avaliação para favorecer a aprendizagem e não para legitimar a desigualdade.
v  A avaliação para a não repetência, o objetivo de não reter o aluno em uma mesma etapa escolar, mas garantir a consolidação em sua etapa posterior de escolaridade.
v  Avaliar não apenas o estudante, mas também a ação pedagógica do professor.
Foi uma aula que me fez refletir sobre instrumento de avaliação e também a minha ação pedagógica, “pois avaliar as próprias estratégias é fundamental para que possamos redirecionar o ensino, tendo como norte a avaliação do que os alunos fazem e dizem’’(Leal2006p. 14) Assim construir instrumento de avaliação adequados para cada um desses momentos requer conhecimento acerca do que se quer ensinar.
Foi um encontro significativo, pois as experiências relatadas pelos colegas e as explicação da orientadora me fez pensar em resignificar a minha pratica pedagógica.
Para encerra o encontro foi nos entregue um para casa onde realizamos com a turma que em que lecionamos um diagnostico de escrita para serem apresentado no encontro seguinte.


   







Nenhum comentário: