Relato
do primeiro encontro do PACTO
No dia vinte do mês de
agosto de dois mil e treze, aconteceu o nosso primeiro encontro do PACTO
(alfabetização na idade certa).
Nesse encontro discutimos
e compartilhamos métodos de alfabetização, refletimos sobre alguns princípios
do trabalho docente. Também fizemos uma leitura em grupo e discutimos a questão
do currículo no ciclo de alfabetização, nesse momento pude perceber que não
estamos distante da proposta do programa (pacto) e muitas dessas ações já são
feitas pelos professores, o que precisamos é uma sistematização em rede.
Na leitura o que
precisamos ensinar no terceiro ano do ensino fundamental nos chama a atenção
para a necessidade da escola garantir
situações favoráveis de aproximação entre a cultura escolar e acultura própria
de outras esferas de interação social o que para ( Soares, 2003p35) é
preciso delimitar claramente o que precisa ser ensinado, para que a ação
pedagógica seja consistente e
aprendizagem seja garantida dentro do tempo escolar previsto.
No texto Avaliação para a
inclusão: ficou claro que há três princípios fundamentais da nossa ação
pedagógica.
v
O principio da inclusão, que é a avaliação
para favorecer a aprendizagem e não para legitimar a desigualdade.
v
A
avaliação para a não repetência, o objetivo de não reter o aluno em uma mesma
etapa escolar, mas garantir a consolidação em sua etapa posterior de
escolaridade.
v
Avaliar
não apenas o estudante, mas também a ação pedagógica do professor.
Foi uma aula que me fez refletir sobre instrumento de
avaliação e também a minha ação pedagógica, “pois avaliar as próprias
estratégias é fundamental para que possamos redirecionar o ensino, tendo como
norte a avaliação do que os alunos fazem e dizem’’(Leal2006p. 14) Assim
construir instrumento de avaliação adequados para cada um desses momentos
requer conhecimento acerca do que se quer ensinar.
Foi um encontro significativo, pois as experiências
relatadas pelos colegas e as explicação da orientadora me fez pensar em
resignificar a minha pratica pedagógica.
Para encerra o encontro foi nos entregue um para casa
onde realizamos com a turma que em que lecionamos um diagnostico de escrita
para serem apresentado no encontro seguinte.


Nenhum comentário:
Postar um comentário