Calendario


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

fotos de algumas atividades realizada com o livro aviviav=na a rainha do pijama

Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
              Formadora: Andréia
             Cursista: Nubianei Oliveira da Silva Souza
Turma 3º ano A




Relatório de aplicação da seqüência didática: Viviana Rainha do Pijama
   
                    

O texto oferece vários assuntos para estudos: leitura e escrita de cartas convite localização geográfica, habitat de animais, rimas e outros conhecimento que possibilita o desenvolvimento da aprendizagem e criatividade dos alunos/as.
1º etapa: Para iniciar o trabalho com o texto, apresentei o livro para a turma chamando a atenção para a capa do livro, as imagens, e o titulo. Em seguida questionei-os: do que se tratará a história?Quais os personagens?O que irá acontecer?
2º etapa: Logo eles disseram um convite para uma festa de pijama continuei os questionamentos, para identificar se eles sabiam que elementos compõem um convite (data, horário endereço). Para a aula seguinte pedir que os alunos trouxessem de casa alguns convites.
3º etapa: Retomando a atividade percebi que a maioria só conhecia convite de aniversário e outros eram convidados de boca (fala de aluno) apresentei um painel com outros convites para eles e propus que confeccionasse um convite para a coordenadora da escola participar do nosso cantinho de leitura e pedimos que ela confirmasse sua presença. Ela mandou um bilhete confirmando e a partir desse bilhete também foi trabalhado a estrutura desse gênero. Com esse trabalho pude perceber que quatro alunos ainda não adquiriram a competência do SEA.
4º etapa: Na aula de ciências foi entregue aos alunos/as uma folha xerocopiada onde em dupla eles identificaram os nomes dos animais que receberam o convite de viviana, também levei para a sala o mapa mundi onde os alunos identificaram os lugares onde vive cada animal. Foi uma aula muito boa e desafiadora visto que as crianças tiveram de pintar um mapa também xerocopiado de acordo com a legenda apresentada.
5º etapa: Uma aluna fez o reconto do livro desenvolvendo a oralidade e para finalizar as crianças fizeram o desenho do pijama que usariam se fosse convidados para a festa de Viviana.Os desenhos foram exposto em um painel na sala.

Nesse processo foram avaliadas as etapas, acompanhando a participação de cada aluno e o envolvimento dos mesmos no desenvolvimento das atividades propostas.



 

Nenhum comentário: