Pacto nacional pela
alfabetização na idade certa
Formadora: Andréia
Cursista: Nubianei Oliveira da
Silva Souza
Turma 3º ano A
Relatório de aplicação da seqüência didática:
Viviana Rainha do Pijama
O texto oferece vários assuntos para
estudos: leitura e escrita de cartas convite localização geográfica, habitat de
animais, rimas e outros conhecimento que possibilita o desenvolvimento da
aprendizagem e criatividade dos alunos/as.
1º etapa: Para iniciar o trabalho com o
texto, apresentei o livro para a turma chamando a atenção para a capa do livro,
as imagens, e o titulo. Em seguida questionei-os: do que se tratará a
história?Quais os personagens?O que irá acontecer?
2º etapa: Logo eles disseram um convite para
uma festa de pijama continuei os questionamentos, para identificar se eles
sabiam que elementos compõem um convite (data, horário endereço). Para a aula
seguinte pedir que os alunos trouxessem de casa alguns convites.
3º etapa: Retomando a atividade percebi
que a maioria só conhecia convite de aniversário e outros eram convidados de
boca (fala de aluno) apresentei um painel com outros convites para eles e
propus que confeccionasse um convite para a coordenadora da escola participar
do nosso cantinho de leitura e pedimos que ela confirmasse sua presença. Ela
mandou um bilhete confirmando e a partir desse bilhete também foi trabalhado a
estrutura desse gênero. Com esse trabalho pude perceber que quatro alunos ainda
não adquiriram a competência do SEA.
4º etapa: Na aula de ciências foi
entregue aos alunos/as uma folha xerocopiada onde em dupla eles identificaram
os nomes dos animais que receberam o convite de viviana, também levei para a
sala o mapa mundi onde os alunos identificaram os lugares onde vive cada
animal. Foi uma aula muito boa e desafiadora visto que as crianças tiveram de
pintar um mapa também xerocopiado de acordo com a legenda apresentada.
5º etapa: Uma aluna fez o reconto do
livro desenvolvendo a oralidade e para finalizar as crianças fizeram o desenho
do pijama que usariam se fosse convidados para a festa de Viviana.Os desenhos
foram exposto em um painel na sala.
Nesse processo foram avaliadas as
etapas, acompanhando a participação de cada aluno e o envolvimento dos mesmos
no desenvolvimento das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário