Calendario


sexta-feira, 5 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ENSINO FUNDAMENTAL /SÉRIES INICIAIS

PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ

CURSISTA: NUBIANEI OLIVEIRA




AS TECNOLOGIA E A NOSSA CONTEMPORANEIDADE


Na nossa sociedade contemporânea tem ocorrido algumas mudanças, os modelos tradicionais de escola para o nosso tempo demandam outros modos de pensar e fazer educação. O conhecimento e a informação estão cada vez mais ao alcance dos nossos alunos dentro e fora do espaço escolar. Assim, a escola passa a ser um espaço fundamental para a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação, esse contexto, obriga os professores a desenvolver outros modos de pensar e de aprender, a partir dos novos suportes comunicacionais tecnológicos que possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

São vários os recursos tecnológicos que podem facilitar o processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar que as novas tecnologias, internet, retroprojetor, TV,câmeras fotográficas entre outros que já fazem parte do cotidiano escolar só terá uma função significativa se o professor entender e saber como usar esses novos equipamentos tecnológicos saber como acontece o espaça/tempo no cotidiano escolar , como alunos e professores interagem e elaboram conhecimento utilizando a tecnologia como instrumento de mediação.

Dessa forma é preciso pensar na formação do professor que não se dá apenas durante o seu percurso nos cursos de formação mas,durante todo o seu caminho profissional, dentro e fora da sala de aula. É necessário deixar claro no projeto político pedagógico da escola, como está organizado o trabalho com as novas tecnologia para que

possamos construir, na prática e pela prática, um novo referencial pedagógico capaz de

redimensionar o cotidiano escolar, ressignificando linguagens, espaços e tempos no ensinar

e no aprender.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

oi Nubia,

Boa síntese. Só faltaram as referências.

abs,
Maristela