Calendario


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/
ENSINO FUNDAMENTAL / SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADADE: OFICINA DA PALAVRA ESCRITA II
PROFESSOR: PAULA MOREIRA
CURSISTAS: GICELIA BATISTA NUNES E NUBIANEI OLIVEIRA




ANÁLISE DO GÊNERO: RECEITA CULINÁRIA



O gênero receita, foi escolhido devido a uma sequencia didática que vinha sendo realizado na escola municipal paraíso com as crianças de 1º e 2º ano do ensino fundamental I, no qual o tema foi bastante aceitável pelos alunos que se mostraram muitos empolgados e comprometidos com as atividades desenvolvidas no decorrer do período de execução da sequencia didática com esse gênero. Os alunos nesta fase, estão desenvolvendo a leitura e escrita, por isso explorar o trabalho com texto é fundamental, pois acreditamos que quanto mais o aluno lê e exercita a escrita, melhor ele memorizar e desenvolve seu senso crítico. É importante ressaltar que quando falamos em lê e escrever, não é colocar o aluno para copiar textos enormes e muitas vezes sem sentido algum para o aprendizado do mesmo.

Uma vez que os gêneros fazem parte da cultura adotada por determinada região ou comunidade histórico social, o trabalho com receitas possibilita que os alunos levantem informações a respeito das comidas típicas da sua região ou cidade. Entretanto, também visa trabalhar a interdisciplinaridade. Os gêneros textuais que são trazidos para o ambiente escolar devem contribuir para os processos de alfabetização e de letramento.Pensar assim, nos leva a procurar a melhor forma de envolve-los nas atividades propostas com essa sequência. Foram realizadas 08 oficinas para trabalhar a sequência didática sobre o gênero receita culinária, em busca de alternativas inovadoras que realmente envolva os alunos e os mesmos sintam-se bem em estudar e aprender , levando todo o seu aprendizado e conhecimento no ato de entender e seguir instruções fazendo na prática. A pratica no cotidiano escolar é de grande importância, pois quando o aluno desenvolve a capacidade de interpretar uma receita e executa essa na prática, ele compreenderá automaticamente que se não saber seguir as instruções contidas ali, sua receita certamente dará errada. O objetivo de se trabalhar esse gênero é proporcionar às crianças um contato frequente com esta tipologia textual de forma lúdica, divertida e contextualizada, a parti da realização de diversas receitas em sala de aula e da construção de um livro de receita no encerramento da sequência.

O primeiro passo foi o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero escolhido “Receita Culinária”, isso na primeira oficina.


  • 01 OFICINA:

É necessário que o professor tenha em mãos pelo menos 03 tipos de textos instrucionais, tirar cópia e distribuir entre os alunos para que eles façam a leitura, caso haja alunos na sala que ainda não saibam ler, é importante que o professor ajude-os na leitura, seguindo com os questionamentos:

Que tipos de textos são esses? Para que servem?

As respostas serão dadas oralmente pelos alunos, no momento em que avaliamos se eles percebem as características dos diferentes gêneros.


  • 02 OFICINA:

A turma será organizada em circulo, de modo que todos apresentem as receitas trazidas de casa e falam um levantamento coletivo dos tipos de receitas que trouxeram “doces e salgadas” , os ingredientes comuns que aparecem nas diferentes receitas e onde encontraram se foi em embalagens de produtos, livros ou cadernos manuscritos. Em seguida será fixada no mural, no momento em que o professor registre na lousa a tabulação do levantamento com as quantidades de cada tipo. A ideia é que eles leiam as receitas para responder as questões levantadas pelo professor.

  • Com que objetivo alguém escreve uma receita?

  • Quem escreve receitas?

  • Onde podemos encontrar receitas?

  • Do que fala uma receita?

Com essa atividade, pretende-se explorar a estrutura de uma receita, fazendo com que os alunos atentam-se para as características de títulos de receitas e possibilitar que eles tenham certa autonomia de leitura e leiam com mais fluência.


  • 03 OFICINA:

Nesta oficina a estrutura da receita será trabalhada com o objetivo de levar o aluno a perceber a organização estrutural de uma receita, pois toda receita tem, além de um título ingredientes (que podem ser apresentado de qualquer ordem) e modo de fazer que inclui uma sequência de ações, inclusive o tempo de preparo e rendimento. Será apresenta uma atividade com os seguintes questionamentos: Além do título, quantas partes tem uma receita/ Que partes são essas? Que outros nomes essas partes recebem?

Também será entregue aos alunos uma receita desarrumada e propor que eles rescrevam na ordem correta.


  • 04 OFICINA:

Com as atividades desta oficina, a aprendizagem se efetiva de forma prazerosa. Os alunos podem

manusear os produtos e em seguida come-los. Eles podem perceber a textura, o peso (massa), a quantidade de ingredientes utilizado, observar a composição, etc. E assim, a produção do alimento, por ele próprio, estimula o ego das crianças, e é importante sentir-se útil e capaz. Portanto a professora juntamente com os alunos farão uma listagem coletiva das receitas conhecidas e escolher uma para ser executada na sala com a participação de todos e a professora aproveita o momento para os questionamentos. Quais as habilidades que precisamos ter para fazer uma boa comida e os cuidados que devemos ter ao manusear um fogão. O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre o gênero receitas, sobre a escrita de receitas, o passo-a-passo,e como prepará-las.


  • 05 OFICINA:

Nesta etapa, deve-se estabelecer claramente os critérios de seleção de receitas que serão utilizados em função da finalidade de montar o caderno de receitas da turma. Fazer a leitura das diversas receitas culinárias trazidas pela professora, observando se tem imagens, que tipo de receita (doces ou salgadas). Discutir todos detalhes para a coletânea das receita e montagem do caderno, se terá sumário, os critérios que serão utilizados para organizar as receitas, seleção das receitas que mais nos interessam, etc. Listagem individual no caderno dos títulos das receitas selecionadas e discussão coletiva das diversas propostas.


  • 06 OFICINA:

Observando as transformações que os ingredientes sofrem durante o preparo dos alimentos as crianças percebem conceitos básicos da química, aprendem também a "ler" uma receita, descobrem o valor nutritivo dos alimentos e recebem incentivos para manter bons hábitos em sua alimentação, priorizando frutas, verduras e legumes. Mais uma receita preparada na sala de aula com os alunos na qual trabalhamos vários conceitos como: medidas, quantidades, preços, também a escrita de listas, a leitura de rótulos, o texto das receitas, os modos de escrever um mesmo tipo de texto, as cores, os sabores e cheiros das nossas receitas! Portanto, além de tudo isso, estar em roda preparando uma receita é algo muito gostoso!

  • 07 OFICINA:

Revisão da escrita das receita selecionadas para montagem do caderno de receita. O professor irá selecionar, junto com os alunos, as receitas para fazer uma revisão coletiva. Após a escolha, seguem os seguintes passos:

1. O professor irá escrever na lousa as seguintes perguntas:

  • As ideias expostas no texto estão claras? - Falta alguma informação?

    A produção textual possibilita o uso concreto e significativo da linguagem escrita, em uma dimensão de reflexão em leva o aluno a pensar sobre a língua e as diferentes formas de organizá-la. Quanto mais oportunidades o aluno tem de ler e escrever, maior será o desenvolvimento da escrita e leitura. Por tanto para que isso aconteça, o professor deverá oportunizar diversas situações em que a escrita esteja presente.

  • 08 OFICINA:

Montagem do caderno de receita da turma com as receitas selecionadas e revisadas coletivamente.

Fazer uma exposição dos cadernos de receitas para as demais turmas da escola.

O que o aluno poderá aprender com estas oficinas:



A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses” (ROSSINI,2003)

O uso do gênero textual prescritivo em sala de aula, no caso em estudo, a receita culinária, é adequado para o ensino de conteúdos importantes não apenas de linguagem, mas também conteúdos relacionados com a alimentação, hábitos familiares, desenvolvimento de habilidades de criação, etc.



Com as oficinas que aqui serão propostas, os alunos poderão alcançar:



01) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo e da formação de atitudes e valores .

02) O estímulo de ações tais como sentir, perceber, compreender, conceituar, raciocinar, discursar e argumentar.

03) A utilização e a vivência de oportunidades lúdicas variadas, facilitadoras e enriquecedoras do processo educativo.
04) Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos.
05) Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.
06) Demonstrar conhecimento de mundo;

07) Ampliar a capacidade escrita a partir de textos não-verbais;

08) Aprender a atuar nas situações de escolha em grupos, respeitando as regras de convívio;

09) Utilizar diferentes estratégias de leitura: antecipação, inferência, seleção e verificação.

    10) Conhecer a função social da escrita de receitas,

11) Identificar as características textuais das receitas culinárias;

12) Reconhecer as diferentes fases do processo de elaboração de uma receita culinária;

13) Diferenciar a receita de outros gêneros textuais;

14) Escrever com clareza, mantendo coerência na escrita.

15) Produzir textos, utilizando estratégias de planejamento e revisão;

16) Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios.

Com as atividades realizadas na sequência didática com o gênero receita culinária, a contextualização e a integração dos conteúdos acontecem de forma harmoniosa e eficiente.


01) Matemática: Medidas, quantidade de ingredientes, multiplicação de receitas.

02) Natureza e Sociedade: Receitas regionais e típicas.

03) Linguagem Oral e Escrita: Função social da escrita, leitura, representação simbólica,

04) Ciências Naturais: Higiene



REFERÊNCIA:


GUIMARÃES, A. M. M. Construindo Propostas de Didatização de Gênero: Desafios e Possibilidades .Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 347-374, set./dez. 2006




Nenhum comentário: