Calendario


domingo, 29 de novembro de 2009

GELIT LEITE DERRAMADO

Participar de mais um GELIT ( Grupo de Estudo Literário ) é fazer uma viagem e vivenciar as mais diferentes e emocionantes histórias ocorridas a mais de um século atrás. O livro Leite Derramado , Memórias Quase Posta de Chico Buarque nos leva a um deleite em apenas 200 páginas, o livro é uma narrativa em forma de monólogo,que conta a história de um homem muito velho chamado Eulálio membro de uma família brasileira, que está num leito de hospital e conta sua história desde os ancestrais portugueses ,passando por um barão do império, um senador da primeira república ,até o tataraneto garotão atual do Rio de Janeiro. Mesmo sendo o texto caracterizado pela repetição, tornando a leitura um pouco cansativa nos abre um leque de oportunidades para ampliar nossos conhecimentos e refletirmos sobre vários aspectos do mundo contemporâneo, política, racismo, economia , preconceito, meio ambiente entre outros.

O GELIT Leite Derramado, foi orientado pela professora orientadora Solange Maciel tem nos proporcionado prazerosos momentos de leitura com suas dinâmicas a cada encontro. Em um deles a gincana que me motivou a fazer pesquisas e leituras minuciosas e momentos de aprendizados significativos, trouxeram lembranças que estavam adormecidas na minha memória, e como diz Chico: “Memória é deveras um pandemônio, mas, está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas”(BUARQUE,2009,p.41).Assim voltei a época em que estudava, e percebi que aquelas aulas cansada de história foram insignificantes diante da riqueza de conhecimento histórico que a leitura do livro leite derramado apresenta. Nas dinâmicas apresentada por Solange pude perceber o quanto é importante usar estrategias de leitura para envolver e incentivar os nossos alunos a sentir prazer nas suas leituras. Partindo dessa concepção, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001, p.69) apresenta uma definição clara sobre a leitura:

A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, obre o autor, de tudo que se sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica

estratégias de seleção, antecipação, inferências e verificação, sem os quais não é possível proficiência.


Percebe-se a importância do trabalho com leitura em sala de aula, levando em conta as estratégias e dinâmicas utilizadas pelo educador, compreendo que a leitura precisa exigir muito mais que o reconhecimento de elementos linguísticos, mas a presença de um sujeito ativo que analise os textos lidos. E nesse contexto SOLÉ (1998, p.89), nos alerta de que “...muitas das estratégias são passíveis de trocas, e outras estarão presentes antes, durante e depois da leitura.”

A Escola Paraíso a qual eu trabalho,tem um projeto permanente de leitura em que a cada ano é revisado e alimentado com novas propostas na perspectivas de inserir os alunos no mundo da leitura e nos professores que ali trabalhamos procuramos sempre usar estratégias de leitura para incentivarmos os nassos alunos a desenvolver o prazer pela leitura , e com certeza todas as dinâmicas de leitura utilizada por Solange nesse GELIT irão contribuir muito para minha pratica pedagógica.


Um comentário:

Rita Cácia Fernandes disse...

Quem foi Naninha, hein?
Uma escritora e leitora de primeira.
PARABÉNS!
Bjs