
"As crianças não aprendem simplesmente porque vêem os outros ler e escrever e sim porque tentam compreender que classe de atividade é essa...não aprendem simplesmente porque vêem letras escritas e sim porque se propõem a compreender porque essas marcas gráficas são diferentes das outras... não aprendem simplesmente porque vêem e escutam, e sim porque elaboram o que recebem, porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhe oferece."( Emília Ferreiro)
No processo de construção da aprendizagem é essencial a troca de experiência de conhecimento e de informação entre os alunos. A aprendizagem é desencadeada por situações nas quais os alunos vão interagir com outros que tenham conhecimentos próximos, embora diferentes. Assim podendo ampliar seu conhecimento, refletir sobre o que está escrito, testando suas hipóteses quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos.
É importante saber que partimos do pressuposto de que a criança aprende a partir de desafios, nos quais dentro do processo de aprendizagem pensamos o tempo todo em situações de desestabilização do saber para que, diante desses desafios, a criança perceba que ainda não sabe tudo. Quando esta acha que já sabe, pensamos em uma situação desafiadora para que, a partir de então, busque outros saberes e construa novos conhecimentos.
Pensando assim, foi realizada uma atividade de leitura com alunos do 1º ano do ensino fundamental, na sala da professora Nubianei, na Escola Municipal Paraíso, com a perspectiva de identificar como as crianças conseguem ler, mesmo antes de apropriar da competência leitora.
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