Pacto nacional
pela alfabetização na idade certa
Formadora: Andréia
Cursista: Nubianei Oliveira da
Silva Souza
Aconteceu
neste ultimo sábado dia 28/08/2013 o 5º encontro de professores alfabetizadores
da rede municipal de Irecê. O encontro aconteceu no espaço UFBA onde as
professoras de 3º ano do ensino fundamental e a formadora Andréia discutiram e
socializaram questões fundamentais relacionadas à alfabetização na idade certa.
A formadora Andréia iniciou o programa com a leitura para deleite apresentando
no vídeo o livro bruxa, bruxa, e explorando o gênero convite. Nesse momento
também foi chamada a atenção das professoras para o cantinho de leitura exposto
no espaço em que se reuniam com o objetivo de mostrar a diversidade de texto
que os alunos devem ter contato em seu processo de alfabetização. Também foi realizado o estudo do caderno 5
que trás como objetivo entender a concepção de alfabetização na perspectiva do
letramento,com aprofundamento de estudo, sobretudo, as obras pedagógicas do
PNBE do professor e outros textos publicados pelo MEC. No texto Os gêneros textual em foco : pensando na
seleção e progressão dos alunos a autora
Liliane Nascimento da Silva diz que a escola deve garantir a apropriação pelos
alunos das práticas de linguagens instruturadas na sociedade para que eles
possam ter participação efetiva. E que é necessário um trabalho progressivo e
aprofundado com os gêneros textuais orais e escrito, envolvendo situações em
que essa exploração faça sentido, assim um mesmo gênero pode ser trabalhado em
ano/ciclo/série diferente (aprendizagem aspiral) e é preciso pensar problemas de linguagem de diferentes níveis de
dificuldade que vão se aprofundando com o avançar da escolaridade. Foi um
encontro significativo e as professoras ali reunidas se dividiram em subgrupos
para elaborarem uma seqüência didática com uns dos livros paradidática
intitulado Viviana e rainha do pijama envolvendo leitura de diversos texto
contemplando conhecimentos e habilidades presentes no quadro de aprendizagens
de ciências, geografia e português. As
docentes irão trabalhar essa seqüência com seus alunos e esperam resultados
positivos e acreditam consolidar a alfabetização de desses alunos no 3º ano do
ensino fundamental.
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