Calendario


sábado, 26 de junho de 2010


Sem dúvida o mais comentado livro de Zelia Gattai, além de ser super divertido nos faz pensar.
De narrativa memorialístico a autora conta de forma agradável e com riqueza de detalhes acontecimentos pelas quais ela passou. Sua infância, adolescência, a vida em sua casa, a rua, o bairro, a família, os amigos, e a vinda de seus avós ao Brasil.

Uma história especial, cercada de alegrias e preocupações, com questões ideológicas e valores particulares. A medida que as páginas do livro avançam conseguimos fazer uma relação com a nossa contemporaneidade e pensarmos em tantas situações que fizeram muitas famílias saírem de sua terra . É um livro que nos faz voltar ao nosso tempo de infância, que traz a nossa memória lembranças e recordações arquivadas que são trazida a cada capitulo lido.

A partir dos estudos que tivemos no GELIT (Grupo de Estudo Literário) e das discussões ali feitas pude observar a importância desse grupo de estudo, pois é um meio fundamental para o professor estar em contínua formação, uma vez que possibilita a leitura e discussão entre os seus participantes. É um dos caminhos para a reflexão, pesquisa e produção do professor em serviço, a fim de inserir em sua prática as diferentes teorias/metodologias,além da troca de experiência entre professores que é um fator relevante para uma reflexão da prática em sala de aula.

Quanto ao envolvimento com/no grupo considero que foi muito bom, mesmo sabendo que todos tem a sua singularidade e afinidades houve a contribuição por parte do grupo por meio da socialização das leituras e reflexões, tirando duvidas e trocando experiências. Participar desse grupo fio uma boa escolha, pois as estrategias de leitura usada pelas orientadoras fio de grande ajuda para o meu avanço como cursista , visto que ainda tenho muita dificuldade para expor minhas opiniões.

Com certeza cada encontro cada discussão foi muito significativo, pena que a minha frequência não foi cem por cento por motivos de saúde o que me impediu de está presente ao mesmo, mas posso afirmar que nem por isso deixei de ler o livro na integra e tirar o máximo de proveito de uma história que muito tem contribuído para a escrita do meu memorial.

Nenhum comentário: