Calendario


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Raflexão sobre Inclusão Digital

Diante das informações trazidas pela professora Maria Helena Bonilla, no GEAC ( Grupo de Estudos Acadêmicos) e as leituras feitas sobre inclusão digital, pude observar que ainda existem um alto índice de analfabetos digital.

Hoje fala-se muito de inclusão digital, os governos federais, estaduais e municipais estão envolvidos em programas voltados para a população de baixa renda com perspectiva de inserir e oportunizar o maior número possível de estudantes de escolas públicas no mundo digitalizado, criando projetos como UCA (um computador por aluno) e PROINFO (programa nacional de informática na escola) entre outros. Porém acredito que para a inclusão digital acontecer de forma satisfatória seja necessário políticas públicas voltadas para a preparação de mais pessoas. Pois a tecnologia da educação ainda não está clara para muitos educadores, que tem usado os infocentro de suas próprias escolas para pesquisas escolares, acreditando estar incluindo seus alunos no mundo das novas tecnologias, não abrindo espaço para os mesmos terem acesso a outras variedades de sites, sala de bate-papo, comunidades virtuais, orkut, jogos e outros, tornando-os consumidores de programas prontos.

Isso tem acontecido por conta da falta de conhecimento dos prórpios educadores que não tem qualquer familiaridade com ambientes digitais. Dessa forma é preciso que os educadores estejam incluídos e preparados para inserir seus alunos nessas novas tecnologias.

(vídeo baixado do site youtube.)

Um comentário:

Cristina disse...

É isso, com certeza Núbia precisamos estar preparados para que levamos novos conhecimentos tecnológicos aos nossos alunos. E assim acredito que estaremos incluindo digitalmente.