Calendario


terça-feira, 18 de novembro de 2008


UNIVERSIDEDE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO PEDAGOGIA-ENSINOFUNDAMENTAL SÉRIES /INICIAIS-PROJETO IRECÊ
OFICINA DA PALAVRA ESCRITA PROFESSORA ANA PAULA MOREIRA
CURSISTA NUBIANEI OLIVEIRA DA SILVA SOUZA




A FESTA DE DONA PALAVRA


Segunda-feira, 03/11/2008, acordei ansiosa, sabia que iria acontecer algo especial. Era uma festa para homenagear alguém que será importante na minha formação pessoal e profissional, que parte fundamental na construção do meu diário e do memorial.
Com ela posso descrever os meus trabalhos na sala de aula, posso mudar uma idéia apenas mudando-a de lugar. Ela pode ser grande, pequena, amável, amarga, impulsiva... Ousada, Pode ser tudo basta saber usar.
Importante como ela é, preocupei-me bastante com a preparação da festa.
A professora Paula Moreira entusiasmada com a festança pensou no dia, local, horário e até na duração da festa e juntos, todos radiantes com tal sonhado momento, começávamos a preparação. Pensamos em tudo: Lista de convidados, ornamentação, divulgação, fotografias, músicas, doces, salgados, bebidas, homenagens, presentes e até discurso de agradecimento; afinal a homenageada era dona PALAVRA.
Foi delegando tarefas a grupo de pessoas responsáveis para a festa acontecer de forma organizada e prazerosa. Os convidados foram os mais ilustres: Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Castro Alves, Fernando Pessoa, José Paulo Paz, Sônia Krame, entre outros importantíssimos na literatura brasileira. As comidas e bebidas, as mais deliciosas possíveis, a ornamentação lindíssima, tudo da melhor qualidade.
Como somos organizados, eu José Nildo, Gicélia e Dulcinalva ficamos com a preparação dos convites e cartões para dona palavra. Foi muito corrido, pois a festa já estava marcada para o dia seguinte e nós precisávamos pensar nas mais belas mensagens para serem escritas nos cartões para nossa homenageada e nos convites para os ilustres convidados. Fomos fazer pesquisas na biblioteca do espaço UFBA, pois era preciso que saísse perfeito, chegando lá encontramos a professora Lícia Beltrão com um grupo de professores com o mesmo entusiasmo fazendo pesquisa para homenagear a PALAVRA da melhor forma possível, percebi tanta euforia dos colegas que a preparação já era uma festa.
O tão esperado dia chegou e eu estava lá, no dia “D” na hora “H”, no local “Ponto e vírgula” e já sabia que iria durar até a zero hora. A professora Paulinha deu início lendo um texto de forma bem dinâmica, a medida que lia chamava os participantes para apresentar os seus convidados, suas mensagens, suas comidas imaginárias, bebidas fantasiosas.
Eletícia fez um belíssimo discurso deixando a nossa homenageada lisonjeada, Marcicleide a emocionava com sua poesia, a música também estava presente.
A festa já estava quase chegando ao fim, quando a nossa querida homenageada PALAVRA nos surpreendeu trazendo a professora Jane representando Cecília Meireles quase me convencendo que era a tal com a sua maravilhosa leitura e com o texto de agradecimento lido pela professora Paula e por último um caminhão de brindes presenteando cada participante da festa e com um docinho confirmando que a PALAVRA também pode ser doce.
Chegando a zero hora finalizamos a festa com música ao vivo embaixo de uma árvore com os participantes da faculdade de música Nei Lagoa, Fabrício e Gean Charles. Diversão não faltou durante toda a festa. Foram dois dias de aprendizagem, diversão e conhecimento. A professora nos deu liberdade de usar a nossa criatividade para tudo isso acontecer. Acredito que as sugestões trazidas nessa atividade ajudarão no meu trabalho em sala de aula, aproximando cada vez mais os alunos em diferentes tipos de textos escritos.

2 comentários:

Sule disse...

Querida Nubia!
Parabéns! Estas com tua lista de blog redondinha!!!!Agora é manter uma rede e frequentemente ir visitando os blogs das colegas!!!
bjinhos
Sule

Paulinha disse...

Que chique!
Tem foto e tudo em seu relato, que, por sinal, está uma delícia.
Interessante a forma como você envolve o leitor no texto, começando com um certo mistério em relação à homenageada, e depois contando como foi: dos bastidores à festa em si.
Inté a próxima.
bjs

P.S. A festa foi no Espaço Entre Vírgulas.